terça-feira, 29 de março de 2011

Perfumes - Pt. II

   Falamos sobre a fixação do perfume no último post. E essa fixação se deve em razão às notas de base - ou notas de fundo - elas são os ingredientes mais fortes e densos. Assim elas atuam diretamente na fixação e difusão do aroma. Existem três tipos de notas :
Notas de Saída ( Cabeça ) - É o primeiro cheiro que você sente, ou seja, a primeira impressão que você tem ao sentir um aroma. São as mais leves dos três tipos e por esse motivo, podem ser sentidas à uma longa distância e até mesmo escapa do vidro do perfume. Evaporam rapidamente e são notas frescas como limão, bergamota, laranja, pinho, lavanda e eucalipto.
Notas de Coração ( Corpo ) - É a alma do perfume. O estilo, tipo e personalidade da fragância. Evaporam mais devagar que as notas de saída e podem ser sentidas assim que o perfume evapora da pele.  São encorpadas com flores, folhas e especiarias.
Notas de Fundo ( Base ) - Como disse no início do post, é a grande responsável pela fixação do perfume. Evaporam bem lentamente, sendo o último aroma a desaparecer e o último a ser percebido. São densas e geralmente proveniente de madeiras, resina e origem animal.

Definindo uma fragância
    Ok, a parte básica e técnica a gente já conhece um pouco agora mas e como saber escolher entre todas aquelas denominações como Floral Frutal, Amadeirado, Oriental Frutal , Marinho ... ? Um único perfume pode chegar a ter até 300 ingredientes mas, de uma forma geral, eles se encontram em uma das definições abaixo. Embora, às vezes, um perfume se enquadre em mais de uma definição.

             
Marinhos
    São frescos e leves. Lembram aromas de chuvas ou ar marinho, aquele aroma mais úmido que sentimos na praia, e são misturados com aromas florais e leguminosos. São muito combinados com Lírios e Rosas Brancas também. Exemplos de perfumes marinhos : Light Blue D&G, CK One, Acqua de Gió.


Light Blue Dolce&Gabbana
 Frutais
    São os que têm como notas de fundo aromas vindos das frutas. Apesar de usarmos a palavra 'frutas' de um modo geral e amplo, geralmente esses aromas provém da melancia, melão e pepino. Porém, outros tipos de frutas, pricipalmente pêras e cerejas, têm sido bastante usadas para compor aromas gourmand que tem por intenção, como o próprio nome sugere 'dar água na boca' por isso frutas saborosas, cheirosas e suculentas. Exemplos de Frutais : Basic Instint by Van Gils, Be Delicious by Donna Karan e Chic by Celine Dion.
Chic by Celine Dion

   Chipre
     Surgem de uma mistura cítrica ( geralmente a bergamota ) ou floral ( geralmente rosas ) misturadas com notas amadeiradas ou musgo ( patchouli e ládamo, que lembra o cheiro de couro ). São aromas profundos e classificados como misteriosos e escuros. Exemplos : CoCo Mademoiselle by Chanel, Miss Dior Chérie e Animale. 


Miss Dior Chérie

   Oriental
      São aromas quentes e sensuais. Têm notas de âmbar, musk e baunilha. Exemplos : 212 VIP, Hipnotic Poison by Dior, Coffe by O Boticário.
Hipnotic Poison by Dior
 Floral Oriental
    É doce, porém suave e com notas frescas e orvalhadas. É uma mistura dos florais suaves com aromas mais quentes, típicos do oriental, como âmbar e sândalo. Exemplos : Crystal Noir by Versace, 212 sexy, Princess by Vera Wang, The One by Dolce&Gabbana.
Dolce&Gabbana, the one
 Oriental com Especiarias
    Nada mais é que os orientais, que como já sabemos são quentes e profundos, com toques de especiarias como cravo, canela e pimentas. São quentes e vibrantes, a maioria de seus frascos são laranjas.Exemplos : Obsession by Calvin Klein, CH by Carolina Herrera e Dolce Vit by Dior.


CH by Carolina Herrera
         


                         
                                        
                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário